Revista Fórum de Direito na Economia Digital - RFDED

RFDED - Revista Fórum de Direito na Economia Digital
ISSN: 2594-8393
Periodicidade: Semestral

Uma revista dedicada às questões jurídicas na economia digital

Estamos vivendo a maior revolução da informação e comunicação na história humana. Quase metade da população mundial tem acesso à Internet, com novos usuários surgindo todos os dias.

A tecnologia da informação interessa aos setores público e privado, ocupando um espaço crescente na sociedade contemporânea, impondo-se aos usuários e empresas igualmente, repercutindo diretamente no cotidiano de pessoas e empresas, assim fazendo com que instituições públicas e privadas evoluam e se adaptem às novas demandas dos usuários. Qualquer empresa que não acompanhe essa evolução poderá ser rapidamente considerada como pouco competitiva e desaparecer.

A partir de cada nova tecnologia, surgem também novos questionamentos jurídicos. O direito na economia digital não se resume apenas a questões envolvendo a propriedade intelectual ou o direito do consumidor, mas permite constantes reflexões sobre a forma de pensar suas instituições tradicionais: a liberdade e os direitos fundamentais. Questões envolvendo o direito da personalidade, as liberdades de iniciativa e concorrência, o crédito, os meios de prova necessários para o exercício de direitos perante o Poder Judiciário, a utilização de dados pessoais, a arrecadação tributária, dentre tantas outras, demonstram como hoje já não é mais possível compreender o direito separando as relações pessoais dos suportes tecnológicos.

Mais do que tecnologia da informação, avançamos em direção à tecnologia do valor, do dinheiro, com o crescimento de recursos como o blockchain, e os novos modelos de negócio que revolucionam conceitos outrora tradicionais, como os meios de pagamento, o transporte de pessoas, os contratos, os títulos de crédito, a locação de imóveis, dentre tantos outros.

Um tema tão abrangente não comporta um único objetivo, uma única resposta, uma vez que não existe uma única pergunta. O objetivo da Revista é fomentar as discussões sobre a evolução das instituições de direito constitucional, civil, comercial, tributário, administrativo, trabalhista, penal, processual, sem prejuízo de diversas outras áreas sujeitas à regulação, como telecomunicações, bancário, securitário, infra-estrutura, dentre tantas outras, decorrente das inovações tecnológicas.

 
E-mail para contato, orientações e dúvidas:
editoraforum@editoraforum.com.br
 
Editor:
Luis Cláudio Rodrigues Ferreira
 
Editora Executiva:
Editora Fórum Ltda
 
3
Revista Fórum de Direito na Economia Digital - RFDED
Belo Horizonte, ANO 2, N. 3, jul. 2018
Expediente RFDED
REVISTA FÓRUM DE DIREITO NA ECONOMIA DIGITAL
 
Coordenadores
Paulo M. R. Brancher
Ana Claudia Beppu
 
Conselho Editorial
Fábio Ulhoa Coelho (PUC -SP)
Paula A. Forgioni (USP)
Elinor Cotait
 

© 2018 Editora Fórum Ltda.

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio eletrônico ou mecânico, inclusive por meio de processos xerográficos, de fotocópias ou de gravação, sem permissão por escrito do possuidor dos direitos de cópias (Lei nº 9.610, de 19.02.1998). 

Os conceitos e opiniões expressas nos trabalhos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores. 

 


Luís Cláudio Rodrigues Ferreira
Presidente e Editor

 

Av. Afonso Pena, 2770 – 15º andar – Savassi – CEP 30130-012 – Belo Horizonte/MG – Brasil – Tel.: 0800 704 3737

www.editoraforum.com.br / E-mail: editoraforum@editoraforum.com.br

CRÉDITOS
 
Publicação digital
Supervisão,  Revisão e Suporte Técnico:
Romério Lacerda, Phellipp Adelário.

Publicação impressa
Supervisão editorial: Leonardo Eustáquio Siqueira Araújo
Capa: Reginaldo César de Sousa Pedrosa

Impressa no Brasil / Printed in Brazil / Distribuída em todo o Território Nacional

R454

Revista Fórum de Direito na Economia Digital – RFDED – n. 01, (jul./dez. 2017). -. – Belo Horizonte: Fórum, 2017–.

Semestral
ISSN 2594-8393

1. Direito Economico. 2. Direito. I. Fórum.

CDD: 341.378
CDU: 346